sábado, 13 de agosto de 2011

O SALMO 100 E SUAS CARACTERÍSTICAS DE LOUVOR E ADORAÇÃO

O Salmo 100 e suas características de louvor e adoração a Deus.

O Salmo 100 termina uma série de salmos com louvor e adoração, entre outros assuntos,  que começou no salmo 90, com um cântico de pleno louvor até então não realizado, suprindo esta falta nos salmos já mencionados. Vamos ver como o salmista escreveu o salmo 100:


CONVITE AO LOUVOR

Sl 100.1 Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra.

Sl 100.2 Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico.

Sl 100.3 Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto.

Sl 100.4 Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome.

Sl 100.5 Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração.


COMEÇAMOS com um convite todo especial de CELEBRAR COM JÚBILO, ou seja celebrar ao Senhor com entusiasmo, com menção jubilosa, com expressão de muita alegria; e esta conclamação é para todos os habitantes da terra. Quem celebra com alegria ao seu Senhor e salvador também tem a honra de servi-lo com mais alegria ainda e sempre se apresenta ao seu Senhor com cânticos (louvores do coração e da alma). Há uma nítida comparação entre os servos que servem com alegria ao seu Senhor e as ovelhas do seu pasto que representam criações domesticadas e humildes. Somos sim ovelhas do seu pasto, nosso Pastor é Jesus Cristo e por isso o louvamos e adoramos de coração. 

O Senhor é bom e a sua benignidade não tem fim; a sua fidelidade é infinita, o seu amor é imensurável, sua glória é esplêndida, seu sacrifício foi expiatório, sua jornada na terra foi de santidade para cumprir com toda a lei, sua submissão ao Pai foi e sempre será um exemplo para toda a humanidade de quem se submete a fazer um sacrifício em favor de outras pessoas e nunca será esquecido, será sempre lembrado; Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador é lembrado por todos os seus méritos, por ser o Filho unigênito do Pai, mas por seu sacrifício vicário (substitutivo) na cruz do calvário para salvar a todos quantos quizerem aceitá-lo com Salvador e Senhor de suas vidas. Nós é que deveríamos pagar o preço de nossa salvação, mas Jesus Cristo pagou um alto preço para nos salvar; Ele derramou seu sangue imaculado para pagar o preço de nosso resgate. Ele morreu mas ressuscitou dentre os mortos e está vivo e vive e reina para sempre junto do Pai.

HÁ UMA VIVA ESPERANÇA PARA A HUMANIDADE.  

Através do louvor e da adoração do salmo 100 nós podemos aprender que em todos os momentos de nossa vida aqui nessa terra, Deus tem grande amor por você e por mim nos dando a certeza de uma viva esperança de redenção e salvação através do seu plano para resgatar o perdido pecador. 

Nós todos estávamos sob a condenação da lei, em romanos 6.23 diz: " O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE, MAS O DOM GRATUITO DE DEUS É A VIDA ETERNA POR CRISTO JESUS...". Voltando para a mensagem do salmo 100  nós podemos dizer que quem está alegre canta, louva, pula de alegria, até o coração parece saltar para fora e bate forte de emoção quando alcança a vitória. 

Essa vitória pode até ser em qualquer área da vida secular, e muito mais alegre ficamos quando recebemos de Deus as bênçãos tão desejadas e com muita oração e sacrifício buscadas diante do Senhor. Quero aqui dizer para você uma coisa muito importante, você não deve ser conhecido por características negativas que são causadas por adversidades da vida, mas você deve ser conhecido por características de um vencedor que louva e adora ao Criador sabendo que se perder uma batalha não significa que perdeu a guerra e que vai continuar lutando para vencer com muito louvor e adoração ao Senhor nosso SALVADOR.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor


Nenhum comentário:

Postar um comentário