terça-feira, 24 de julho de 2012

...HÁ MUITOS ADVERSÁRIOS...


Há muitos adversários tentando te derrubar, te ferir por dentro e por fora, te acusar, te arruinar e te destruir em todos os sentidos da palavra, mas tem uma saída: Jesus está no controle de sua e de nossas vidas. Somos abençoados e ponto final.

O apóstolo Paulo escrevendo sua primeira carta aos Coríntios diz o seguinte: I Co 16.9 -  Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários.

O apóstolo Paulo neste texto fala de seus projetos para a obra de Deus em corinto; traz uma palavra de ânimo aos seus discípulos e obreiros de corinto e manifesta a sua preocupação quanto ao convívio em comunidade de uma nova fé abraçada por aqueles neo-conversos. Ele é categórico em sua afirmativa e diz em I Co 16.13: Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos.

Voltando ao principal objetivo de Paulo que era de falar, através de sua carta escrita, sobre uma grande porta que se lhe abriu, acreditamos que ele abre o seu coração alegremente para compartilhar com seus companheiros da obra do Senhor, da sua alegria em ver seus projetos concretizados ou se concretizando em todos os lugares que ele já tenha passado e pregado a palavra de Deus. Enfim Paulo agora não se considera sozinho na obra do Senhor, porque por seus esforços na pregação da palavra de Deus, Deus deu a ele bons companheiros que se agregavam à comunidade dos Cristãos por causa da operosidade de Deus pela fé; estes companheiros de Paulo testemunharam, veja  At. 14.27 ...relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles e como abrira aos gentios a porta da fé.

Mas, em meio a tanta alegria de Paulo e dos discípulos dele e até dos apóstolos de Cristo em vivenciar seus projetos para o crescimento do Reino de Deus na terra, Paulo faz uma categórica afirmação que poderia mexer com a estrutura da igreja nascitura, a afirmação dele já era sentida por todos: ...E HÁ MUITOS ADVERSÁRIOS.

Em sua terceira viagem missionária Paulo falou ousadamente por espaço de três meses na sinagoga de Éfeso, porém quanto mais ele falava (pregava), mais as pessoas endureciam seus corações, tanto que Paulo se retirou deles, separou seus discípulos e foi pregar em um outro espaço, que no caso aqui era numa escola de um certo Tirano (veja At. 19.9) onde teve liberdade de pregar a Palavra do “CAMINHO” por cerca de dois anos. O apóstolo Paulo soube administrar bem estes e outros problemas tão difíceis em sua carreira; passou por perseguições e foi contado como morto, mas nunca desistiu de seus objetivos principais de sua chamada pelo próprio Senhor Jesus Cristo o dono da Obra.

A afirmação do apóstolo Paulo de que ...HÁ MUITOS ADVERSÁRIOS, sempre estará ecoando aonde estiver alguém interessado em pregar a palavra de Deus. Vamos analisar um pouco o que é um adversário. Fala-se muito em adversários. Adversários certamente não são inimigos, ou pelo menos não deveriam ser; na ótica do ser humano e na convivência social e política etc, sempre teremos pessoas que divergirão de nossos pensamentos e até se tornarão adversários, como é o caso de adversários políticos. Porém, adversário na obra de Deus é inimigo mesmo. O apóstolo Paulo quando faz aquela afirmativa estava se referindo ao mundo material, o seja das pessoas que não concordavam com sua doutrina e além de rejeitarem seus discursos ainda estavam atrapalhando outras pessoas que queriam ouvi-lo, por trás daquela palavra de Paulo estava implícita uma verdade: um inimigo voraz e feroz estava por trás daquilo que acontecia na sinagoga, era a ação do aqui-inimigo de Deus, era ação diabólica mesmo. Então adversário na obra de Deus é inimigo mesmo; não estou também me referindo a divergências doutrinárias ou teológicas entre pastores, ministérios, bispos, apóstolos e ou títulos de igrejas, Cristão é Cristão, estou me referindo ao mundo espiritual, e nesta guerra espiritual, temos, assim como o apóstolo Paulo tinha, adversários tão sagazes que com aparência de misericórdia e de humildade, agem com espírito de engano para destruir tudo que foi conquistado por nós no reino de Deus.

Cuidado querido leitor, há uma grande porta aberta para você, mas também há muitos adversários que com muita perspicácia quererão tirar sua alegria; fingirão ser seus amigos, se humilharão na sua presença, vão até derramar lágrimas (como dizem: de crocodilo), mas na primeira oportunidade destilarão seu veneno feroz e mortal para acabar com toda sua alegria. Lembre-se adversários são adversários, inimigos são inimigos. Alguém já se declarou ser seu inimigo? cuidado, muito cuidado mesmo. Mas alguém se declarou ser seu adversário? Estes geralmente dão tapinhas nas suas costas, às vezes até te elogiam, mas na primeira oportunidade que tiverem agem com espírito de engano para te destruir e para destruir tudo que foi conquistado por você em toda sua vida inclusive e principalmente no Reino de Deus. Também fazem tudo para que nossos projetos venham a naufragar. 

Então, não se deixe dominar por sentimentos de derrota, se você já sentiu como o apóstolo Paulo o desprezo daqueles que deveriam ser seus amigos dentro da sinagoga que hoje para os Cristãos é a igreja, pode também ser a faculdade, pode também ser o local de trabalho, pode ser um local de lazer que você costuma frequentar e  em muitos outros locais e em muitas outras situações você poderá estar sendo uma pessoa 'bem amada porém com toda a falsidade do espírito de engano' mas não se desespere e nem tome atitudes drásticas que venha a te prejudicar mais, seja uma pessoa sensato como o apóstolo Paulo, ele simplesmente se retirou daquele ambiente com seus amigos e foi para outro lugar continuando assim a pregação da palavra de Deus para aqueles que queriam ouvi-lo e que de fato queriam ser seus amigos. 

Adversários e inimigos, sempre os teremos nesta vida. Mas Deus nos deu o melhor amigo para estar conosco em todos os dias e em todas as horas, Jesus Cristo o Filho amado de Deus. 

N’Êle você pode confiar. Deus te abençoe. Compartilhe com seus amigos estas mensagens. Nosso desejo é te ajudar a viver dias melhores. obrigado.


Deus abençoe poderosamente você e toda a sua família. A paz do Senhor para todos.


 Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor





Nenhum comentário:

Postar um comentário