quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O SOCORRO DO HOMEM


O SOCORRO DO HOMEM

Encontramos no salmo 60 versículos 11 e 12, algumas palavras dígnas de nossos tempos. O salmista Davi fala neste salmo de grandes vitórias que poderiam ser alcançadas se Deus concedesse ao seu exército esse privilégio para vencer inimigos vorazes que se apresentavam naquela batalha. O grande general Joabe comandante do exército de Israel vence batalhas e mais batalhas, mas há uma reclamação do rei Davi nesta batalha, ele afirma que o seu exército sofreu derrotas porque Deus não os ajudou e nem os protegeu,  e isso aconteceu exatamente porque houve um afastamento do povo de Israel e de seus líderes da presença de Deus.

Agora o rei Davi apresenta sua indignação com tais acontecimentos, ou seja, vem chorar na presença de Deus depois do leite derramado. Faltou vigilância, faltou compromisso do povo e do seu rei para com Deus, faltou comunhão plena, faltou atitude, faltou humildade; eles estavam com suas mentes cauterizadas, achando-se os donos da verdade e os donos da santidade, porém Davi declara: "Sl. 60.3 Fizeste ver ao teu povo duras coisas; fizeste-nos beber o vinho da perturbação". Então Israel encontrava-se numa situação trágica quanto à sua comunhão com Deus. Estavam sim bem distantes da comunhão do  Deus de Israel; era preciso tomar uma atitude urgente de voltar a buscar a comunhão com o Deus que tudo pode, com o Deus que tudo vê, com o Deus que tudo realiza; aquele Deus que sempre dava vitórias, que protegia o exército de Israel agora estava afastado, tinha virado as costas para o exército do rei Davi ou aliás quem tinha virado as constas para Deus eram os israelitas e seus líderes.

Queridos, estou trazendo esta história do salmo 60 como se fosse um alerta para sua vida de comunhão com Deus. Não compensa distanciar-se de Deus, não compensa desviar-se dos caminhos do Senhor, não compensa querer fazer as coisas achando que você pode vencer todas as batalhas por suas próprias forças. Você e eu precisamos demais da ajuda do Senhor Jesus, sem ele não alcançaremos  as vitórias tão desejadas. Deus tem muito prazer em nos abençoar todos os dias de nossas vidas, dando vitórias e mais vitórias, então porquê afastar-se de Deus? se você está desviado dos caminhos do Senhor, ou está fraco na fé e acha que Deus se esqueceu de você então leia todo o salmo 60 e veja como o próprio rei Davi encontra uma saída digna para seu problema e da nação de Israel como um todo, ele diz: Sl. 60.11,12 "Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o socorro do homem.  Em Deus faremos proezas; porque Ele é que pisará os nossos inimigos". Davi viu que a força do braço e o socorro do homem não adiantariam nada se não fosse Deus que estivesse no comando de seus homens e de seus comandantes. Davi reconheceu que precisava urgentemente voltar-se para Deus e fazer com que o povo de Israel reconciliasse o mais depressa possível com seu Deus.

Depois destas palavras quero apenas recomendar a você que levante sua cabeça e entre na presença de Deus em oração, porque Deus tem algo extraordinário para nossas vidas todo dia. Deus tem muitas maravilhas para serem operadas em nossas vidas e em nossas famílias todo dia. Glorifique a Deus e se refugie em Deus, e que o Espírito Santo possa te capacitar para voltar a vencer as batalhas da vida. obrigado. 


Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor




Nenhum comentário:

Postar um comentário