quarta-feira, 12 de setembro de 2012

REFLETINDO COMO UM ESPELHO

Estamos refletindo como um espelho. O seu, o nosso, exterior reflete o que somos por dentro.

Um espelho serve para muitas coisas; para ver se o cabelo está penteado, serve para ver se a roupa está adequada para onde você vai, serve para você reclamar de você mesmo(a), serve para fazer sua maquiagem, serve para ver se o barbeado ficou bom, serve para refletir tudo que você apresentar para ele refletir, inclusive você mesmo(a). É um utensílio muito usado; em todos os lugares que você for ou tiver de ir você sempre vai se deparar com um espelho. Veja bem no seu carro tem espelho; na sua bicicleta tem espelho; na sua moto tem espelho; na sua bolsa tem espelho, no seu bolso tem espelho, na sua casa tem espelho (s), você e eu não conseguimos olhar para algum lugar que não tenha um espelho. Hoje temos espelhos mais modernos ainda; os de algum tempo atrás até apresentavam imagens distorcidas como as de circo que a gente ia só pra ver como o espelho ia fazer com a gente. Os gordinhos iam para frente dos espelhos que os colocavam magros, os magros iam para os espelhos que os faziam ser gordos, outros espelhos distorciam a pessoa para fazer com que a pessoa se tornasse uma piada e as gargalhadas eram muitas. A gente ia no circo pra ver as palhaçadas e de repente quem eram os próprios palhaços era a gente mesmo diante dos espelhos, chamados de "espelhos mágicos"; quem não se lembra disso, ainda existem muitos em circos e parques de diversões.

Mas existem ainda os espelhos modernos chamados de câmeras de segurança, que não reflete pra gente a nossa realidade, mas reflete para os outros nos vídeos os acontecimentos ao nosso redor para que possamos ter mais segurança.

O apóstolo Paulo nos fala de uma situação em que nos apresentamos para a sociedade "REFLETINDO, COMO UM ESPELHO". Em sua segunda carta aos Coríntios capítulo 3. versículo 18 ele diz: II Co 3.18 'Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor". A veracidade desta palavra é sentida por aqueles que refletem o brilho do Espírito Santo em seu semblante. 

A nossa comunhão com Deus nos faz refletir como um espelho a glória do Senhor Jesus para outras pessoas à nossa volta. É impressionante quando e como isso acontece; sem pensar as pessoas declaram que seu visual está tão bacana, que seu rosto está uma alegria só, que você é sempre alegre e consegue passar sua alegria para os outros. Porque que tudo isso acontece ?

É porque você está refletindo a glória de Deus para os outros, e você consegue contagiar o ambiante ao seu redor com o "ESPLENDOR DA GLÓRIA DE DEUS" que está sendo refletido através da alegria que emana de sua alma. 

Muitos não conseguem assimilar como isso acontece, mas você que já tem experiência espiritual com o Espírito Santo sabe que quanto mais nos aproximamos e buscamos o Espírito Santo mais a glória de Deus vai nos encher até transbordar, e aqueles que estão ao nosso redor sentirão isso porque estamos refletindo como um espelho a unção de Deus em nossas vidas. 

Deus abençoe você e toda a sua família em nome de Jesus.


 Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor




          

O SOCORRO DO HOMEM


O SOCORRO DO HOMEM

Encontramos no salmo 60 versículos 11 e 12, algumas palavras dígnas de nossos tempos. O salmista Davi fala neste salmo de grandes vitórias que poderiam ser alcançadas se Deus concedesse ao seu exército esse privilégio para vencer inimigos vorazes que se apresentavam naquela batalha. O grande general Joabe comandante do exército de Israel vence batalhas e mais batalhas, mas há uma reclamação do rei Davi nesta batalha, ele afirma que o seu exército sofreu derrotas porque Deus não os ajudou e nem os protegeu,  e isso aconteceu exatamente porque houve um afastamento do povo de Israel e de seus líderes da presença de Deus.

Agora o rei Davi apresenta sua indignação com tais acontecimentos, ou seja, vem chorar na presença de Deus depois do leite derramado. Faltou vigilância, faltou compromisso do povo e do seu rei para com Deus, faltou comunhão plena, faltou atitude, faltou humildade; eles estavam com suas mentes cauterizadas, achando-se os donos da verdade e os donos da santidade, porém Davi declara: "Sl. 60.3 Fizeste ver ao teu povo duras coisas; fizeste-nos beber o vinho da perturbação". Então Israel encontrava-se numa situação trágica quanto à sua comunhão com Deus. Estavam sim bem distantes da comunhão do  Deus de Israel; era preciso tomar uma atitude urgente de voltar a buscar a comunhão com o Deus que tudo pode, com o Deus que tudo vê, com o Deus que tudo realiza; aquele Deus que sempre dava vitórias, que protegia o exército de Israel agora estava afastado, tinha virado as costas para o exército do rei Davi ou aliás quem tinha virado as constas para Deus eram os israelitas e seus líderes.

Queridos, estou trazendo esta história do salmo 60 como se fosse um alerta para sua vida de comunhão com Deus. Não compensa distanciar-se de Deus, não compensa desviar-se dos caminhos do Senhor, não compensa querer fazer as coisas achando que você pode vencer todas as batalhas por suas próprias forças. Você e eu precisamos demais da ajuda do Senhor Jesus, sem ele não alcançaremos  as vitórias tão desejadas. Deus tem muito prazer em nos abençoar todos os dias de nossas vidas, dando vitórias e mais vitórias, então porquê afastar-se de Deus? se você está desviado dos caminhos do Senhor, ou está fraco na fé e acha que Deus se esqueceu de você então leia todo o salmo 60 e veja como o próprio rei Davi encontra uma saída digna para seu problema e da nação de Israel como um todo, ele diz: Sl. 60.11,12 "Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o socorro do homem.  Em Deus faremos proezas; porque Ele é que pisará os nossos inimigos". Davi viu que a força do braço e o socorro do homem não adiantariam nada se não fosse Deus que estivesse no comando de seus homens e de seus comandantes. Davi reconheceu que precisava urgentemente voltar-se para Deus e fazer com que o povo de Israel reconciliasse o mais depressa possível com seu Deus.

Depois destas palavras quero apenas recomendar a você que levante sua cabeça e entre na presença de Deus em oração, porque Deus tem algo extraordinário para nossas vidas todo dia. Deus tem muitas maravilhas para serem operadas em nossas vidas e em nossas famílias todo dia. Glorifique a Deus e se refugie em Deus, e que o Espírito Santo possa te capacitar para voltar a vencer as batalhas da vida. obrigado. 


Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor